RESUMO

Serviço: Desenvolvimento/atualização de loja virtual OpenCart

Início: 30 de Junho de 2023

Término: Indeterminado

Duração: + de 8 meses

Impacto: Significativo para o marketing e remarketing do Google e Facebook, melhoria de UX (User Experience) e nas vendas

SOBRE

No dia 30 de Junho, ao usar o Facebook, me deparei com uma publicação de uma moça chamada Vanessa Lepchak solicitando ajuda com sua loja OpenCart, a Caneca Curitiba. Deixei meu número nos comentários, entendi perfeitamente a necessidade dela e vi que podia ajudá-la com tudo. Ao conversar com a minha futura cliente, a mesma disse que não tinha esperanças e estava prestes a desistir, que tinha entrado em contato com pelo menos 20 pessoas, tanto desenvolvedores freelancers quanto empresas, e nenhuma tinha as soluções e respostas que precisava. Houve alguns problemas, como a não recomendação de terceiros e falta de portfólio na época. Sem muitas esperanças, conversei com um outro cliente que havia feito serviço solicitando feedback. Ganhei a confiança da cliente, mesmo não havendo sinais de que a mesma poderia confiar em mim. Como conversávamos todo dia, aos poucos, nos tornamos grandes amigos.

PRIMEIRO SERVIÇO

O primeiro serviço foi um desafio muito interessante, apesar de parecer algo extremamente simples. A cliente decidiu fazer um teste e me passou que um erro no topo da loja no navegador Edge no celular a estava incomodando. O layout do topo estava sendo desconfigurado por conta do texto dos links presentes no topo. Foram 4 tentativas para tentar entender o que estava acontecendo, os textos estavam ultrapassando o local do container deles. A solução foi alterar a posição dos textos pelo CSS (Cascading Style Sheets, linguagem de estilização para criação de páginas web).

O DESASTRE

Após o primeiro serviço realizado, ocorreram outros como a atualização do sistema de rastreio e correção da exibição das imagens das opções selecionadas no celular, como é possível notar nos prints acima. E, a loja nova da cliente estava começando a ser desenvolvida.

Contudo, nem tudo são um mar de rosas. Ao realizar um outro serviço para remoção de imagens desnecessárias ao servidor da cliente, por um erro de conexão com o FireZilla, todas as alterações foram desfeitas. O que fez com que um backup fosse realizado.

Apesas do problema ter ocorrido e ter atrasado um pouco o desenvolvimento da nova loja, os esforços para a mesma foram redobrados.