Serviço: Desenvolvimento/atualização de loja virtual OpenCart
Início: 30 de Junho de 2023
Término: 05 de Dezembro de 2024
Duração: 1,5 ano
Impacto: Significativo para o marketing e remarketing do Google e Facebook, melhoria de UX (User Experience) e nas vendas
No dia 30 de Junho, ao usar o Facebook, me deparei com uma publicação de uma moça chamada Vanessa Lepchak solicitando ajuda com sua loja OpenCart, a Caneca Curitiba. Deixei meu número nos comentários, entendi perfeitamente a necessidade dela e vi que podia ajudá-la com tudo. Ao conversar com a minha futura cliente, a mesma disse que não tinha esperanças e estava prestes a desistir, que tinha entrado em contato com pelo menos 20 pessoas, tanto desenvolvedores freelancers quanto empresas, e nenhuma tinha as soluções e respostas que precisava. Houve alguns problemas, como a não recomendação de terceiros e falta de portfólio na época. Sem muitas esperanças, conversei com um outro cliente que havia feito serviço solicitando feedback. Ganhei a confiança da cliente, mesmo não havendo sinais de que a mesma poderia confiar em mim. Como conversávamos todo dia, aos poucos, nos tornamos grandes amigos.
O primeiro serviço foi um desafio muito interessante, apesar de parecer algo extremamente simples. A cliente decidiu fazer um teste e me passou que um erro no topo da loja no navegador Edge no celular a estava incomodando. O layout do topo estava sendo desconfigurado por conta do texto dos links presentes no topo. Foram 4 tentativas para tentar entender o que estava acontecendo, os textos estavam ultrapassando o local do container deles. A solução foi alterar a posição dos textos pelo CSS (Cascading Style Sheets, linguagem de estilização para criação de páginas web).
Após o primeiro serviço realizado, foram realizados outros como a atualização do sistema de rastreio e correção da exibição das imagens das opções selecionadas no celular, como é possível notar nos prints acima. E, a loja nova da cliente estava começando a ser desenvolvida.
Contudo, nem tudo são um mar de rosas. Ao realizar um outro serviço para remoção de imagens desnecessárias ao servidor da cliente, por um erro de conexão com o FireZilla, todas as alterações foram desfeitas. O que fez com que um backup fosse realizado.
Apesar do problema ter ocorrido e ter atrasado um pouco o desenvolvimento da nova loja, os esforços para a mesma foram redobrados. E no dia 12 de Março de 2024, a nova loja da Caneca Curitiba foi oficialmente ao ar! Com diversas novidades como reconhecimento de voz na busca, busca inteligente, rastreio automático com a Kangu, instalação e configuração da forma de pagamento Mercado Pago, integração com o sistema do BotConversa, envio em massa de imagens personalizadas tanto no painel administrador quanto na loja (a loja antiga permitia um por vez), formulários menores mais direto, reforço de senha no painel administrativo, reforço extra de segurança na recuperação de senha, carrosel de avaliações do Google, etc.